Pesquisar
Semijoias e Acessórios

Alergia a bijuteria? Veja as causas e os tratamentos!

Alergia a bijuteria? Veja as causas e os tratamentos!

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Se você tem alergia a bijuterias e acessórios ou está procurando sobre esse assunto, preparei este post com todas as informações que você precisa sobre alergias causadas pelas bijus. Confira!

Estudos mostram que aproximadamente 20% da população tem, em algum grau, alergia a alguns dos tipos de metais utilizados nas bijuterias, causando irritações, vermelhidão, coceira e em casos extremos até infecções.

Você já deve ter ouvido falar ou lido sobre o assunto de pessoas que não conseguem utilizar nenhum acessório devido a alergia extrema que possuem a todos eles.

Principais causas da alergia

A alergia causada pelas bijuterias é chamada tecnicamente de Dermatite de Contato e é causada sobretudo pela utilização de acessórios que tenham o níquel e/ou cádmio em suas composições, esses metais são os causadores de alergia em aproximadamente 90% dos casos. Mas, existem pessoas que possuem alergia a outros metais utilizados em bijuterias, semijoias e até mesmo joias como: ouro, prata, cobre, latão, estanho, ferro e etc.

Dessa forma nem sempre a sua alergia é consequência da qualidade do acessório em si.

Alergia a bijuteria 1

– Níquel

Segundo estudos, 90% das pessoas que possuem alergia a bijuterias, possuem na verdade alergia ao níquel. Quando o níquel entra em contato com a pele, ele é absorvido pelas células de Langerhans, que estão presentes na epiderme. Em seguida, o níquel é processado e apresentado aos linfócitos T de memória. Após um período de dias, o indivíduo previamente sensibilizado entra em contato novamente com o antígeno (alérgeno) e desenvolve a dermatite.

Esse metal é muito utilizado na fabricação de bijuterias da China e também em outros itens do dia a dia como botões de calças, cintos, relógios e até mesmo as canetas. O níquel é um metal relativamente barato e com ótimas propriedades mecânicas como maleabilidade e resistência, por isso é muito usado.

– Cádmio

O Cádmio é um metal pesado causador de alergia na pele e outras doenças, como câncer no sangue. Conforme o uso da bijuteria, com suor e acidez do corpo, esses metais vão se decompondo e migrando para o organismo e seu efeito acumulativo pode provocar doenças renais, hepáticas, no sistema nervoso central, câncer, defeitos de nascimento, deficiência de aprendizagem e muitos outros problemas. Por isso ele foi banido na produção de bijuterias e acessórios na União Europeia, EUA, Austrália e Canadá.

No Brasil, o Cádmio ainda não foi banido mas o IMETRO lançou uma portaria que restringe a utilização do metal entre 0,01 a 0,03% do peso total do acessório.

Não bastasse todos os problemas que o cádmio pode causar em nosso organismo, ele também é muito problemático quanto ao descarte dos acessórios danificados que contaminam o solo e podem elevar ainda mais a cadeia de pessoas afetadas por este metal.

Alergia a bijuteria 2
Cádmio é o metal usando em bijuterias que mais causa alergias

Principais sintomas da alergia de brincos, pulseiras, colares e anéis

Os principais sintomas são ardência, coceira, inchaço e aquela sensação de que esta pinicando e eles são divididos em algumas fases:

  • Fase aguda: vermelhidão, edema, vesículas (pequenas bolhas) e coceira;
  • Fase sub-aguda: lesões exsudativas, devido ao rompimento das vesículas com formação de crostas. Aparece o eczema;
  • Fase crônica: presença de liquenificação com aspecto muito seco da pele. As principais localizações são as partes do corpo em contato com as bijuterias ou piercing: mãos, orelhas, braço, pescoço e tronco.

Tratamento

  1. A primeira medida que você deve tomar é suspender imediatamente o contato do acessório com a pele. Removendo o agente causador automaticamente, você diminui em muito a chance do agravamento da alergia para lesões graves na pele.
  2. Após a remoção do acessório mantenha a região bem hidratada e espere alguns dias para verificar se os sintomas desapareceram sozinhos.
  3. Caso os sintomas não desapareçam, procure imediatamente uma dermatologista que irá te indicar o melhor tratamento, normalmente com pomadas a base de corticoides e remédios antialérgicos.

DICA: Nunca faça tratamentos caseiros pois os mesmos podem agravar as lesões gerando ainda mais desconforto, manchas e cicatrizes indesejadas.

Alergia a bijuteria 3

Alternativas para alergia a bijuterias

Existem algumas estratégias que você pode utilizar para conviver bem com sua alergia a bijuterias e ainda sim continuar arrasando com a utilização de acessórios no seus looks.

1 – Use joias! Se você for do time das que podem comprar joias com frequência, provavelmente conseguirá conviver bem com sua alergia já que as joias de ouro, prata, ouro branco são em sua maioria livres de níquel e cádmio por isso as chances de você ter reações alérgicas diminuem muito.

2 – Utilize semijoias de qualidade! As semi joias são uma ótima opção para você que tem alergia, já que elas possuem um preço acessível e como no processo de fabricação são utilizados metais nobres na sua composição, as chances de você ter uma reação alérgica também são bem menores.

DICA: Procure uma loja de acessórios de qualidade que ofereça semijoias com tecnologia antialérgica e garantia da folheação.

Alergia a bijuteria 4

3 – Acessórios com outro tipo de material como cobre, platina, pedras, fibras, titânio entre outros, são uma opção para evitar a alergia;

4 – Procure conhecer a origem do produto e opte por peças nacionais, geralmente são de melhor qualidade;

Se você procura uma loja nacional com semijoias de qualidade com tecnologia antialérgica e com garantia na folheação, corre para nos conhecer! Na Kitbox todos os acessórios são fabricados seguindo as normas Européias de produção e são isentos de Níquel e Cádmio! Confira clicando no banner abaixo:

Maior clube de assinatura de acessórios do Brasil

Vocês já tiveram problemas com coceiras ou outros sintomas de alergia por causa de alguma bijuteria? Compartilha comigo nos comentários! E qualquer dúvida, nós respondemos rapidinho ♥

Um Beijo

Você também vai gostar destas postagens:

  • Luana 11 de maio de 2019 17:47

    eu não sabia do cádmio! :O
    mas tbm não tenho alergia a biju, e acabo nem prestando atenção nos metais, mas vou começar a cuidar!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    • Stephanie Ferreira 17 de maio de 2019 14:04

      Eu não prestava atenção também até perceber o quanto faz mal ao tempo do tempo se expor a essas substancias

  • Mary Soeiro 3 de abril de 2019 15:32

    Adorei saber das dicas, não sou alérgica a bijus, graças!
    Beijinhos

    http://www.byglamour.com

  • Tay Ribeiro 3 de abril de 2019 11:44

    Graças a Deus eu não tenho alergia. Aqui em casa geralmente passamos um pouco de base nos brincos para evitar qualquer coisa (até agora resolveu rs).
    Acho que sempre é bom investir em bons materiais para evitar pagar mais para resolver alergias
    beijos

    • Stephanie Ferreira 4 de abril de 2019 13:40

      Dependendo da base, essa técnica pode ser perigosa, o ideal mesmo é investir em bons materiais ♥
      Beijão Tay

  • Isabel Sá 3 de abril de 2019 06:22

    Boas dicas.

  • Cristiana Nobrega 2 de abril de 2019 22:04

    É um terror ter isso, eu tenho alergia aos brincos, mas mesmo assim tento usar rs
    http://www.achatadebatom.com

    • Stephanie Ferreira 4 de abril de 2019 13:42

      Usar mesmo assim pode prejudicar ainda mais a sua alergia, o ideal é investir em um material antialérgico ou de metais que você não é alérgica. As vezes, você pode ser alérgica ao ouro e deve usar só peças de prata e assim por diante,
      Beijão ♥

  • Jéssica 2 de abril de 2019 21:44

    Eu era assinante do clube de vocês. Cancelei a assinatura justamente porque tenho alergia, e com os acessórios de vocês não foi diferente. Fiquei muito chateada, pois gosto muito das coleções que a kitbox lança, mas não dá pra ficar com a orelha machucada toda vez que usa um brinco 🙁

    • Stephanie Ferreira 4 de abril de 2019 13:47

      Olá Jéssica, eu sinto muito por isso. Apesar das nossas peças não terem níquel ou cadmio na composição, metais responsáveis por 90% das alergias, ainda assim existem os outros 10%. Pessoas que podem ser alérgicas a outros metais, como o próprio ouro, ródio ou prata. Qualquer dúvida sobre alergia e as composições das semijoias aqui na Kitbox, chama a gente no whatsapp (19) 99849-8099 que temos especialistas prontos para te atender!
      Um beijo ♥

  • Janaína Santos 2 de abril de 2019 20:21

    Ainda bem que não tenho alergias a bijuterias pois é muito chato.
    Beijos

  • Blog Entre Garotas 2 de abril de 2019 17:25

    Interessante esse post, não sabia que esses metais poderiam trazer tantos danos a saúde.
    beijinhos

    • Stephanie Ferreira 4 de abril de 2019 13:48

      Sim, fora as pessoas que possuem alergias ao próprio ouro ou outros metais nobres 🙁

  • Kaila Garcia 2 de abril de 2019 16:49

    Sempre que uso certo tipo de brinco os furos da minha orelha coçam e ficam com bolinhas, é terrível. Adorei seu post e as dicas!

    https://www.kailagarcia.com

    • Stephanie Ferreira 4 de abril de 2019 13:48

      Tem que evitar usar para não piorar menina 🙁 Procure investir em peças com tecnologia antialérgica ♥

  • Cristina Barbas 2 de abril de 2019 10:17

    Eu tive isso apenas uma vez, com um par de brincos. Tive que deixar de usá-los, pois sempre irritavam minha orelha…

    Abraços, Cris

    • Stephanie Ferreira 2 de abril de 2019 10:49

      Devia ser algum metal nocivo que tinha naquele brinco que causou a alergia ):
      Beijos Cris!

  • Simone Benvindo 1 de abril de 2019 19:02

    Eu tenho alergia a colares, nossa coça muito, então acabo usando mais brincos e anéis. Amei as dicas
    Charme-se

22 Comentários | Deixe o seu também