Se você prefere semi joias em prata, vai se deparar com os termos como prata 925, prata 950 e prata de lei com frequência. Embora envolva legislação e composição do metal, é muito fácil entender a diferença entre os termos. Confira neste post tudo sobre a prata, este lindo banho que é um sucesso incrível entre as mulheres.
Prata de Lei: 925 ou 950?
Desde meados de 4.000 a.C, a prata é usada para fazer joias e acessórios por conta da maleabilidade. E então, por volta de 800 a.C passou a ser usada como dinheiro. Mas por conta dessa maleabilidade, a prata é muito frágil, por isso foi necessário criar a prata de lei para que o metal ganhasse uma liga que o tornasse resistente.
A Prata de Lei pode ser a prata 925 ou 950 dependendo do seu uso e da região, ambas são ligas de prata com maior durabilidade, brilho e qualidade. São chamadas de Prata de Lei por que lá no século XV, o rei de Portugal Dom Afonso II estabeleceu uma lei que punia quem alterasse o teor da mistura da prata, que deveria ter no mínimo 80% de pureza. Este padrão internacional é válido até hoje.
A diferença entre a prata 925 e a prata 950
Agora que sabemos que ambas são chamadas de Prata de Lei, você vai conhecer a diferença entre a prata 925 e da 950. A maior distinção entre as duas, é a quantidade de prata pura na composição, já que ambas são de alta qualidade, durabilidade e possuem um brilho excecional.
- A prata 925 possui 92,5% de prata pura na composição e 7,5% de outros metais, como estanho e paládio.
- A prata 950 possui 95% de prata pura na composição e 5% de outros componentes.
Na prática a maior diferença entre as duas é que a maior quantidade de prata pura na composição faz com que o metal escureça muito mais rápido.
A prata oxida e fica preta muito rápido em contato com a luz do sol ou mesmo a luz florescente da sua casa. Por isso, é preciso ter um cuidado especial para guarda-la – clique aqui e confira nosso guia de como conservar semijoias.
Aproveite e leia também: Como limpar semi joias de prata escurecida?
A prata 950 também é mais cara que a prata 925 por conta desta quantidade maior do metal puro em sua composição, mas isto não afeta a qualidade do produto final.
Escolha sempre comprar semi joias de prata em lugares que tenham garantia do banho, como na loja da Kitbox. Clique no banner abaixo e confira nossos lançamentos de joias folheadas em prata e ouro branco:
Como usar joias em prata 925?
Como dica bônus sobre a diferença da prata 925 e a prata 950, temos um guia completo de como usar acessórios prateados — clique aqui e confira!
Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre a história da Prata de Lei, então compartilhe nosso infográfico em suas redes sociais e me conta nos comentários se você ama joias prateadas tanto que eu ?
Um beijo
Amei o post, eu não sabia qie havia tipos diferentes. Bem interessante
Beijos
Aprender sobre a diferença te ajuda na hora de escolher um produto de qualidade ?
Um beijo
Gostei muito destas informações. Não sabia desta diferença…
Abraços, Cris
A diferença te ajuda na hora de escolher o melhor produto Cris ♥
Um beijo
Que interessante, eu não fazia ideia dessas diferenças…
Muito legal saber mais 🙂
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Fico feliz que gostou!
Para ser sincera nem sabia que havia esses dois tipos de prata! Estou sempre a aprender por aqui. 🙂 Beijinhos
Fico feliz que gostou Inês!
Nossa que legal.
Não sabia da existência dos diversos tipos de prata
https://mydays.travel.blog/
Muita gente desconhece os termos, mas eles te ajudam na hora de escolher o melhor produto ♥ Beijos
Nossa, que interessante!
Eu sempre vi essas nomeclatura, mas não sabia porque.
Gostei de saber mais!
bjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
É importante conhecer para você passar a comprar sempre peças de alta qualidade ♥
12 Comentários | Deixe o seu também