Se você revende semi joias certamente já teve que pensar na garantia de produtos que oferece aos seus clientes, não é mesmo? Afinal, vender um produto com uma garantia de fábrica agrega valor e faz com que você ganhe ainda mais confiança das clientes, pois elas sabem que qualquer defeito de fabricação, poderão recorrer à você para a troca.
No artigo de hoje, vou dividir um pouco da minha experiência sobre Garantia no ramo de acessórios femininos, da qual eu trabalho há quase 10 anos. Se você não me conhece ainda, meu nome é Laila Santos, sou designer de joias e fundadora da Kitbox Semijoias.
Uma das principais dúvidas que recebo é sobre o tempo de garantia que você deve oferecer para as suas clientes. Continue lendo e confira…
Garantia de Produtos: qual devo dar em minhas semi joias?
A primeira coisa que você deve saber é: o que é a garantia e qual o impacto que ela possui em suas vendas?
O que é a garantia das semijoias?
A garantia de produtos, consiste na proteção que os vendedores e fabricantes oferecem a seus clientes contra defeitos de fabricação ou, de durabilidade por um determinado período de tempo do produto, ofertado quando o produto é utilizado da forma correta.
Note que a garantia de qualquer produto só é aplicável em decorrência de um defeito de fabricação ou se o produto foi utilizado da maneira correta e estragou antes do tempo previsto.
Qual é o impacto da garantia nas vendas?
A garantia em qualquer situação de venda tem como objetivo diminuir uma das maiores objeções de qualquer cliente que é saber se o produto é bom.
Todo cliente quando vai comprar qualquer produto tem 3 objeções principais que são: eu preciso desse produto? Esse produto vale o preço cobrado? Esse produto é bom, é durável e tem qualidade?
Dessa maneira, as marcas oferecem a garantia para quebrar essa objeção da qualidade. Sem dúvidas, a garantia impacta nas vendas, mas sozinha não é determinante, nem é suficiente para a decisão de compra do cliente, você precisa quebrar as 3 principais objeções para conseguir tirar o dinheiro do bolso das suas clientes.
Quanto tempo devo dar de garantia nas semijoias?
Essa pergunta é bem difícil de ser respondida porque não existe uma resposta certa. Antes de tudo, você precisa avaliar o peso que a garantia tem nos resultados das suas vendas.
Aqui na Kitbox, nós oferecemos 6 meses de garantia e acredito que esse tempo é o ideal. Mas existem algumas empresas que oferecem garantia de um ano, dois anos e até mesmo vitalícia.
Em minha experiência de mercado, mesmo que você compre de uma empresa que oferece garantia vitalícia, você como revendedora de semijoias, jamais deve oferecer essa garantia.
Todo mundo ao comprar uma peça, espera que a mesma tenha qualidade e durabilidade. Então, ao escolher uma marca para trabalhar, as revendedoras escolhem aquelas que oferecem garantia vitalícia, por parecer que o tempo da garantia de produtos é sinal de alta qualidade e durabilidade. Na verdade, a oferta de garantia vitalícia é apenas uma estratégia comercial para adquirir novas revendedoras.
Porque não devo oferecer garantia vitalícia?
A pergunta certa que você deve fazer é a contrária: “porque devo oferecer garantia vitalícia em semijoias? Eu devo trazer esse risco para meu negócio? Vale a pena, vou vender mais por isso?”
Semijoias e acessórios femininos no geral, são produtos que dependem muito do que é tendência, do que “está em alta”. Por isso, não faz sentido você oferecer garantia vitalícia para um produto que em pouco tempo estará “fora de moda”.
Outros exemplos: carros populares ou de luxo vem com garantia de fábrica de 1 ano. Televisões, computadores e eletrônicos também. Então, porque oferecer garantia vitalícia para semijoias que, em sua maioria, não passou de R$100,00?
Sim, em algumas lojas existe a possibilidade de comprar uma garantia maior, mas a garantia extendida é paga e estudos comprovam que menos de 3% dos consumidores adquirem essa garantia estendida oferecida pelas lojas de departamentos.
A não ser que você perceba que, oferecendo a garantia vitalícia, suas clientes pagarão um valor bem acima do preço praticado por todas as outras lojas, eu te aconselho a não oferecer essa garantia. A minha experiência demonstra que as clientes no geral não querem pagar mais por isso.
Bom por hoje é isso, espero ter esclarecido alguns pontos e te mostrado o meu ponto de vista de forma clara. Como falei, não existe uma resposta certa para essa questão e você tem que avaliar os riscos e vantagens envolvidos em todas as situações.
Se você procura um fornecedor de semijoias atacado sério e comprometido com os seus resultados venha fazer parte do time da Kitbox será um prazer tê-la como nossa parceira. O seu sucesso é o nosso sucesso. Digite seus dados abaixo e uma das nossas consultoras vai entrar em contato com você sem compromissos para tirar todas as suas dúvidas:
E não de acompanhar toda a nossa série de “Como se tornar uma Revendedora de Sucesso” com dicas de vendas, marketing e empreendedorismo no geral.
Qualquer dúvida sobre garantia de produtos, deixe aqui nos comentários, será um prazer dividir mais sobre o assunto com vocês!
Um beijo
Queria vender pela Internet para yodo Brasil .Nao loja física
Mas ai nao teria como trabalhar fora, e ser revendedora
Adorei esse post, mega interessante essas dicas e super esclarecedoras
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Amei as dicas!
Beijos,
http://www.thalitamaia.com
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