Uma das maiores dúvidas de mulheres apaixonadas por joias e semijoias, é a diferença entre diamantes, zircônias e brilhantes. O Diamante por exemplo, é uma pedra preciosa e o Brilhante é um dos Tipos de Lapidação.
Sobre as Zircônias, nós já falamos dela aqui — é uma gema criada em laboratório criada para ser a imitação perfeita do diamante e possui um brilho excepcional ?
Hoje vamos falar sobre os tipos de lapidação que existem, afinal a beleza de uma pedra preciosa é indiscutível após sua lapidação. É importante saber que a lapidação é diferente do tipo de corte, aquele que da o formato da pedra em si.
Os principais Tipos de Lapidação
Para cada um dos tipos de lapidação abaixo, existe uma série de formas e contornos: ovalada, redonda, hexagonal, triangular, brioletter, baguette, navette (que lembra um “barco”), french-out, entre outras. No site da Kitbox você encontra semijoias com zircônias e pedras naturais lapidadas nos mais diferentes formatos para garantir que você encontre a peça perfeita!
1. Lapidação brilhante
Esse é tipo mais comum de lapidação em joalherias. Composta por 32 facetas* na parte superior e, pelo 24 na interior. Você conhece essa lapidação como Diamante, porque foi criada especialmente para ele mas outras pedras também pode recebe-la, como o rubi e esmeralda, sendo comercializados como “rubi com lapidação brilhante”.
2. Lapidação Lisa
A lapidação lisa possui duas formas: a plana e a cabochon (ou cabochão). A cabochon, do francês caboche, é um talhe simples usado para exibir as cores e os efeitos óticos de pedras preciosas. A parte superior é lapidada de forma arredondada e a parte inferior é levemente convexa ou plana. É dessa lapidação que sai formatos como corações e deltas.
3. Lapidação em degraus (esmeralda)
É um tipo de lapidação que é realizada em degraus, em formato octogonal. Como o próprio nome já diz, a lapidação degrau é formada por vários degraus e é muito comum em esmeraldas.
4. Lapidação facetada
Esse tipo, também conhecida como lapidação em facetas, possui três formas diferentes: degraus, esmeralda e brilhante, e já explicamos cada uma delas acima. Mas, ainda existe a lapidação em tesoura, onde as facetas ficam subdivididas.
E a lapidação ceilão, que divide a pedra em diversas facetas para aproveitar melhor a gema bruta.
5. Lapidação mista
E para finalizar, a lapidação mista é aquela que junta duas variedades na mesma pedra, com uma parte dela facetada ou em degraus e a outra lisa.
*Faceta é cada face de uma pedra preciosa, tomando-a como uma forma geométrica.
A complexidade da lapidação para cada tipo de pedra preciosa é o que vai definir maior raridade e o seu valor. E este não é um processo feito por qualquer profissional, se a gema for mal lapidada pode perder completamente o seu valor.
Se você gostou do post sobre lapidação de pedras preciosas, curta a página da Kitbox no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!
Não se esqueça que semi joias de alta qualidade, dos mais diversos formatos, você encontra no Clube Kitbox! Clique no banner abaixo e saiba mais ♥
Possui alguma dúvida sobre especificações técnicas de joalheira? Deixa nos comentários, nós adoramos dividir um pouco desse mundo com você ?
0 Comentários | Deixe o seu também