Pesquisar
Semijoias e Acessórios

O que é Zircônia? A pedra que parece um diamante

O que é Zircônia? A pedra que parece um diamante

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

No mundo das semijoias e dos acessórios, se ouve muito sobre esta pedra. Mas você sabe o que é a zircônia?

Zircônia é uma gema produzida em laboratório para ser a perfeita imitação do diamante. Até encontra-se zircônia na natureza, mas cristalizada no sistema monoclínico, não cúbico, constituindo o mineral chamado baddeleyíta. Então a pedra que é usada em semijoias de alta qualidade, é a zircônia produzida em laboratório.

Porque a pedra zircônia parece tanto com o diamante?

Diamantes você não encontra em qualquer lugar e por isso, não são baratos. Já as zircônias como são sintéticas, é a opção barata que foi criada justamente para parecer o precioso diamante e, além de ser mais fácil de encontrar, ela é produzida em diversas cores, imitando outras pedras como o rubi e a esmeralda.

O que é Zircônia? A pedra que parece um diamante 03

A zircônia não é uma pedra preciosa, esta gema tanto na versão natural como a zircônia cúbica (ou CZ) é a reprodução perfeita das pedras preciosas. O valor comercial da Zircônia é muito baixo se comparado ao diamante e varia muito de acordo com a sua qualidade.

Podem sim existir zircônias de baixa e de alta qualidade, por isso na hora de comprar suas semijoias e acessórios, escolha a Kitbox que possui garantia de todas suas peças.

Acessórios de zircônia

A zircônia é muito conhecida pelo seu brilho, que é gerado pela incidência da luz sobre a gema, que ao atravessá-la se reflete nos prismas internos, dando ao seu reflexo um aspecto brilhante e colorido que lembra muito as cores do arco-íris.

Os acessórios de zircônias são os favoritos entre especialistas de semijoias, como ouvires e designers porque esta é uma gema de excelente qualidade, durável, com um brilho intenso e único e que, por ter diversas cores, pode ser usada em diversas peças. Eu mesma, seleciono a dedo as zircônias que serão usadas nas minhas coleções da Kitbox.

O que é Zircônia? A pedra que parece um diamante 02

Aproveite e leia também: O que são semijoias?

Como diferenciar zircônia e strass?

Quando se fala de zircônia, pode surgir esta dúvida. Já que marcas como a Swarovski produzem joias maravilhosas com strass e não com zircônias ou diamantes. Tanto as zircônias quanto os strass de boa qualidade tem um brilho incrível. Entretanto, são tipos de pedras completamente diferentes: enquanto a zircônia é uma gema, muito semelhante ao diamante, que pode ser encontrada na natureza ou reproduzida em laboratório. O strass é um fragmento de vidro lapidado que precisa de uma camada de chumbo no fundo que forma uma espécie de “espelho” por onde a luz reflete para brilhar.

Assim, existem duas formas de diferenciá-las quando estão cravadas ou coladas em uma semijoia:

O que é Zircônia? A pedra que parece um diamante 01

1 – Veja se a pedra está cravada no metal ou colada. Quando estiver colada com certeza é strass, pois ele tem o “espelho” no fundo, e só precisa que a luz venha de cima para refletir e brilhar.

2 – Se a pedra estiver cravada, por sua vez, pode ser qualquer uma delas. Para avaliar com precisão a peça cravada, dê uma olhada por trás da peça: há sempre um furinho na semi joia com pedra cravada. Caso a luz passe através dela, é zircônia (por não tem o “espelho” no fundo, a zircônia precisa que a luz atravesse por ela para brilhar, por isso, sempre que for zircônia haverá algum furo no fundo ou nas laterais da peça para que a luz possa passar pela zircônia). Se não houver nenhum furo no fundo da peça é porque é strass.

Tanto o strass de boa qualidade quanto as zircônias são ótimas opções para a fabricação de semijoias. Cada uma tem sua aplicação, dependendo do tipo e do efeito que se espera da peça. O custo benefício de ambas é muito bom e a qualidade e durabilidade também.

QUER RECEBER ESSA E OUTRAS DICAS? CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

[sendpulse-form id=”12498″]


Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre a Zircônia, a pedra que imita o diamante ?

Um beijo

Você também vai gostar destas postagens:

23 Comentários | Deixe o seu também