Para revender semijoias ou qualquer produto, é necessário muita dedicação, comprometimento e informação. Como vender pelo Instagram, é um artigo da série de post de “Revendedoras de Sucesso”, onde damos dicas de como conseguir o melhor resultado em sua revenda.
Já falamos como você pode usar o Facebook, o Whatsapp e outras redes sociais para vender mais e hoje vamos mostrar como você pode utilizar o Instagram como grande fonte de receita para o seu negócio.
O que é o Instagram?
O Instagram foi criado como uma rede social focada em compartilhamento de imagens e hoje em dia junto com o Twitter, é a rede social que mais cresce em número de usuários engajados.
Ele foi comprado pelo Facebook em 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares e hoje junto com Whatsapp, faz parte do portfólio de empresas do Facebook lideradas pelo empresário Mark Zuckerberg.
Desde a compra do Insta pelo Face, várias melhorias e otimizações foram feitas e atualmente, além de uma plataforma de fotos, o Instagram é também uma grande plataforma de vídeos.
Confira também as Dicas de como usar o Whatsapp para vender mais!
Como vender pelo Instagram?
Para descobrir como vender pelo Instagram e começar a usá-lo como uma plataforma que vai impulsionar a suas revendas, confira nossas dicas baseadas em detalhes importantes que você deve se atentar:
1 – Trate a plataforma como um negócio
Essa é a primeira dica: você deve usar a plataforma de forma profissional e se preocupar com o que posta e curte dentro dela. Caso queira usar a rede como hobby, faça um perfil específico para isto.
2 – Ative o perfil comercial do Instagram
O Instagram possui uma funcionalidade específica para negócios onde você tem acesso a métricas de acompanhamento e funcionalidades diferentes dos perfis pessoais. Crie um perfil comercial para a sua revenda e comece a divulgar suas peças por ele.
3 – Tenha atenção na hora de criar o perfil
A criação do perfil é um fator muito importante para que as pessoas te encontrem no Instagram.
— Foto do perfil: enquanto você ainda não tem uma marca conhecida, use uma foto sua onde suas clientes conseguem facilmente identificar você e seu perfil.
— Descrição: faça uma descrição (biografia) precisa do que você vende e coloque a hashtag mais importante do seu seguimento nela, como #semijoias
— Contato: é muito importante que você ofereça para suas clientes na bio do seu perfil, uma forma de contato rápido. Pode ser o seu número do Whatsapp, o seu e-mail ou o seu telefone fixo enfim, ofereça uma maneira das suas seguidoras entrarem em contato rapidamente com você.
4 – Postagens de fotos
O Instagram é essencialmente uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos, por isso você vai competir com milhões de outros usuários a atenção dos seus seguidores, dessa maneira poste fotos planejadas, contextualizadas e bem-feitas. Fotos ruins dificilmente irão chamar a atenção de possíveis clientes.
Outra coisa que é muito importante é fazer uma boa legenda com objetivo de gerar engajamento com as suas seguidoras. O engajamento (curtidas e comentários) é o principal fator para aumentar o alcance das postagens.
E use pelo menos duas e não mais do que cinco hashtags nas suas postagens.
5 – Postagens de vídeos
Os vídeos são a tendência do momento entre os usuários das redes sociais e por isso o alcance (número de pessoas que o Instagram mostra a sua postagem) dos mesmos são normalmente maiores, então é uma boa estratégia postar vídeos das suas peças e de combinações de looks. Lembre-se que os vídeos devem ter no máximo 60 segundos.
6 – Faça Stories
Os Stories são uma nova funcionalidade do Instagram onde são realizados mini vídeos de 15 segundos que duram apenas 24 horas. Eles possuem hoje um alcance muito maior do que as postagens no perfil.
O grande segredo do Stories é mostrar peças que acabaram de chegar, fazer promoções e chamar as clientes para entrarem em contato com você.
7 – Faça Lives
As Lives (vídeos ao vivo) são ótimas para gerar confiança na suas seguidoras e para você mostrar seus produtos e tirar dúvidas instantâneas.
Sempre durante as lives chame as pessoas que comentarem no privado e tente finalizar a venda por lá.
8 – Responda todos os comentários e conversas no privado
Não adianta nada aprender como vender pelo Instagram, fazer todo esse trabalho e quando a pessoa se engajar com suas publicações, você deixar ela sem resposta ou demorar muito para responder. Você deve responder todos os comentários em suas publicações e todas as conversas privadas o mais rápido possível.
Sempre que perceber uma oportunidade de venda, entre em contato com a sua seguidora no privado e leve ela para a sua base no Whatsapp e finalize a venda por lá, seja marcando uma visita ou já garantindo a venda ali mesmo.
Descubra agora 5 dicas para um pós-venda eficiente na sua revenda
9 – Tenha consistência nas postagens
Essa dica parece uma dica boba, mas é muito importante, a partir do momento que se decide ter uma rede social como fonte de receita, você deve tratar-la profissionalmente e ter consistência nas postagens. Ninguém vai seguir um perfil que faz uma postagem a cada dez, quinze dias.
Se você não tem condições no momento de gerenciar a rede social, é melhor não ter aquela rede do que fazer um trabalho ruim que não gerará nenhum resultado para você. Lembre-se as pessoas estão te avaliando e você ter uma rede social abandonada pode mais atrapalhar a sua imagem do gerar benefícios para você!
10 – Números não são tudo
Todo mundo quer ter uma rede social com milhões de seguidores não é mesmo? Mas isso definitivamente não é tudo. O fator mais importante para você é ter uma base de seguidoras fieis e reativas as suas postagens.
Curtida não paga boleto. Esse é o lema que seguimos aqui e te aconselhamos a seguir também. Você precisa gerar vendas, então procure ter um perfil com pessoas realmente interessadas nos seus produtos.
Espero que tenha gostado desse post e que ele te ajude a ter um Instagram de sucesso que gere resultados para a sua revenda. Qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos comentários abaixo ou pela nossa central de atendimento.
Um beijo
Adorei o post. Estou começando a revender semi jóias e tenho uma dúvida… Posso começar postando as peças no meu insta pessoal ou devo, mesmo no inicio, já fazer um perfil que seja profissional e dedicado somente ao produto?
Vou te recomendo já criar um perfil que seja profissional e compartilhar no seu perfil pessoal as publicações, assim você une o melhor dos dois mundos
Que dicas ótimas para venda no instagram.
Big Beijos,
Lulu on the sky
Obrigada Luh,
beijão ♥
Dicas maravilhosas demais, gostei muito do seu post.
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Obrigada!
Amei seu post, trabalho com a divulgação de lojas no Facebook e é nítido como as vendas aumentam quando você se dedica em divulgar seu emprego nesse mundo virtual!
https://www.kailagarcia.com
Com certeza!
Óptimas dicas, bem úteis até para quem não quer vender pelo Instagram. 🙂 Beijinhos
Sim, da pra aproveitar as dicas para divulgar um produto parceiro também ?
Beijão
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