Moda

Boina feminina: como usar esse acessório o ano inteiro

Boina feminina: como usar esse acessório o ano inteiro

KITBOX Em cada caixa um encanto

A boina feminina voltou a ser o acessório queridinho das fashionistas pelo mundo e, apesar das dúvidas de como usar boina e tornar o seu look charmoso e irreverente, como toque do estilo europeu… Ela ainda divide opiniões.

Existem diversos modelos de boina feminina, sendo que o mais famoso é o tipo beret ou boina francesa, mas outras versões também retornaram e estão sendo vistas como destaque da temporada de outono/inverno da Europa.

A equipe de moda da Kitbox separou para vocês, uma série de dicas de combinações com boinas, a história do acessório e tudo o que você precisa saber como usar essa peça atemporal que acrescenta criatividade e personalidade ao visual.

A história da boina feminina

A história da boina feminina

A boina é comumente associada à moda vintage e ao inverno, mas na Europa é um acessório usado no dia a dia durante o ano inteiro. Ela surgiu na França em meados do século XVII, virou parte do uniforme de intelectuais (oui Picasso), virou símbolo revolucionário e conquistou as passarelas da moda nos anos 60 e 70 (por isso todo mundo pensa em boina na hora de montar um look retrô).

Leia também: Moda Vintage no dia a dia – 7 dicas para não errar!

Em resumo, é uma peça versátil e poética que lembra muito esse lado artista e o universo boêmio. Hoje é usada em looks clássicos, românticos e até os mais modernos, com vestidos, calças, saias… A boina feminina é atemporal, tem vários modelos diferentes e se encaixa bem em várias ocasiões. Confira:

Modelos de boinas femininas

  • Boina francesa: A peça ganhou esse nome por conta da sua origem, mas só depois de ser usada pelos militares franceses que adquiriu o status de acessório e é o modelo mais famoso de boina feminina. É caracterizada pela pontinha de lã no topo da boina, conhecida como “broto de lã que da estilo à peça.
  • Boina de tricô: O modelo de tricô e crochê deixa a boina mais caída e é perfeita para looks casuais. É uma das opções mais quentes e ideias para as temperaturas mais baixas.
  • Boina com aba: A boina com aba remete ao quepe militar, modelo muito usado nos anos 60 e popularizado pelos Beatles.
  • Boina Militar: Possui uma estrutura mais rígida, justamente para ficar bem firme na cabeça dos militares da qual foi inspirada. É geralmente encontrada em cores neutras como azul ou preto.
Modelos de boina feminina
Modelos de boina feminina: francesa, tricô, com aba e militar

Como usar boina feminina

O modelo da boina escolhida influencia muito na hora de montar o seu look, por isso é importante pensar no estilo do visual num todo, inclusive na hora de acrescentar os acessórios.

Comprar acessórios em promoção

Boina em looks básicos do dia a dia

Para quem nunca usou boina, uma dica na hora de combinar é apostar em um look neutro que combine com a boina também neutra, como branca ou preta. Para um look mais moderno, a boina vermelha como contraste de um look em tons neutros é um clássico perfeito no dia a dia.

Como usar boina feminina em looks básicos

Boina em looks para trabalhar

No trabalho a boina francesa e a militar funcionam super bem o ano inteiro, combine tanto com vestidos como com camisa social e você esta pronta para o trabalho. Em dias mais quentes, o look saia + camisa + boina é perfeito (desde que tenha um ar condicionado no escritório para não suar a cabeça). Em ambientes mais formais, fuja dos modelos de boina com aba porque eles tem uma pegada mais descolada e urbana.

Como usar boina feminina no trabalho

Boina em looks românticos

Se você quer compor um look mais romântico, seja para um encontro ou passeio, tem que tomar cuidado para acabar com um visual muito caricato. Então fuga de peças xadrez e aposte em modelos e estampas mais femininas. A saia lápis aqui funciona super bem, salto alto, brincos e colares de coração e tons rosados ou vermelhos são bons exemplos para compor um look romântico.

Como usar boina feminina em looks romanticos

Leia também: 5 modelos de semi joias de coração para amar 💕

Boina em looks de primavera/verão

Em dias de temperaturas mais quentes, as boinas também serão muito usadas. Para entrar nessa tendência, aposte em looks com saias midi, mini sais, shorts de cintura alta e vestidos. Qualquer modelo de boina funciona bem no verão.

Como usar boina feminina no verão

Gostou das nossas dicas sobre como usar boina feminina? Como é um acessório versátil, existem diversos modelos e todos combinam com os mais variados estilos e você consegue criar muitos looks diferentes de forma criativa.

Aproveita e compartilha comigo nos comentários: você usa ou já pensou em usar boina no seu look?

Ainda tem mais!
» Tendências de joias e bijuterias Primavera Verão 2019/2020

Você também vai gostar destas postagens:

Conheça a Kitbox Semijoias

  • Váh 23 de setembro de 2019 14:46

    Eu acho uma graça essas boinas, fica bem menina francesa né?
    Um chame ♥
    Só que no meu caso não fica muito bom porque eu tenho franja, inclusive nas fotos de inspiração do post só tem uma menina de franja, porque é meio chatinho de usar hahaha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Stephanie Ferreira 25 de setembro de 2019 13:52

      A franja fica toda amassada né, eu te entendo! Mas mesmo assim morro de vontade de usar mais porque é tão charmosa!

  • Kaila Garcia 23 de setembro de 2019 13:03

    Confesso que em mim não acho que fica bonito, mas acho lindo quem usa. Adorei as inspirações! ❤

    https://www.kailagarcia.com

  • Ana 23 de setembro de 2019 00:07

    Eu adoro boinas e acho que elas são mais simples de usar do que a gente imagina <3 Me inspirei depois que a minha amiga fez vários looks legais com uma boina vermelha. Faz a maior diferença no visual.

    • Stephanie Ferreira 25 de setembro de 2019 15:04

      Sim, muita gente acaba não usando achando que não tem estilo, mas é mais fácil do que se imagina usar uma boina!

  • Juliana Ferreira 19 de setembro de 2019 20:07

    Ai queria ter estilo e atitude para usar, acho tão fofo

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    • Stephanie Ferreira 25 de setembro de 2019 14:56

      Usa menina, você tem seu estilo e tenho certeza que existe um tipo de boina perfeita pra você!

  • Sabrina Santiago 19 de setembro de 2019 18:46

    Acho que eu nunca vou conseguir olhar uma boina e não lembrar dessa figura caricata bem francesa. Acho bonito, mas nunca senti vontade de experimentar – por esse motivo mesmo, mais caricato. Devo confessar, no entanto, que as suas inspirações são tão lindas e dignas do Pinterest… Ai, ai…

    • Stephanie Ferreira 25 de setembro de 2019 14:00

      Da pra usar sim sem parecer caricato e fica incrível! Experimenta que você vai gostar ♥

10 Comentários | Deixe o seu também