Pesquisar
Semijoias e Acessórios

O que é Quilate e quanto ele vale?

O que é Quilate e quanto ele vale?

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Se você acompanha o mercado de joias e semijoias já deve se deparado com um termo muito comum: o quilate.

Mas afinal de contas o que é o quilate?

O quilate é uma unidade de medida usada para identificar a pureza do ouro ou o peso em gramas de pedras, diamantes e outras gemas.

Quilate (ct) ou carat

Quando o quilate é usado para identificar o peso das pedras a abreviatura utilizada é “ct” e é comumente chamada de carat.

Dessa forma:

1 quilate (ct) = 0,2g ou 200 miligramas = 100 pontos

O que é Quilate e quanto ele vale?

Exemplo:

Um diamante com 500 miligramas de peso corresponde a um diamante de 2,5ct ou a um diamante de 250 pontos.

O termo “pontos” é muito usado quando se encontra diamantes brutos.

Quilate (k) ou Karat

Quando o quilate é utilizado para identificar a pureza do ouro, ele é usado com o símbolo “K”. Nesse caso ele identifica a quantidade de partes de ouro que uma determinada liga de ouro possui.

O quilate é uma medida de pureza do metal, e não de massa. É a razão entre o peso de ouro presente e o peso total da peça, multiplicada por 24, cada quilate (k) corresponde a 4,1666% de ouro em relação ao peso da peça.

O ouro puro é chamado de ouro 24k – ouro vinte e quatro quilates – e corresponde a 24 partes de ouro em 24 partes possíveis

Dessa forma:

1k = 4,1666% de ouro = 1/24

Exemplo:

Um anel de 18k (75%) significa que em relação ao peso do anel 18 partes são de ouro puro e 6 são de outras ligas que garantem a dureza e resistência da joia.

Um colar de 14k (58,3%) significa que em relação ao peso total do colar 14 partes são de ouro puro e 10 partes são de outras ligas.

O que é Quilate e quanto ele vale?

Porque usamos o ouro 18k nas joias e semijoias?

O ouro puro 24k é muito maleável, com isso a durabilidade e resistência dos acessórios ficaria comprometida. Então, para garantir maior dureza e resistência aos acessórios são adicionados outros metais como o cobre, a prata e o paládio para formar o ouro 18k ou ouro 75%, num processo conhecido como quintagem, que garante maior durabilidade, resistência a impactos e brilho à joia e semijoias.

O ouro branco por exemplo, é a uma mistura de ouro 24k, prata e paládio. Você confere como é feito e tudo sobre o que é este metal neste artigo. Clique aqui e confira!

Joias folheadas em Ouro 18k
Joias folheadas em Ouro 18k do Clube Kitbox

Um dos valores da Kitbox é garantir que suas peças tenham o melhor banho de ouro, prata e metais nobres possíveis, além da tecnologia antialérgica depositada em cada um dos acessórios. Clique no banner abaixo e conheça o nosso Clube!

Banner Tendências em Semijoias

Espero que tenham gostado deste post sobre mais uma especificação técnica quando o assunto são joias.

Aproveite para aprender mais sobre:

Compartilha comigo nos comentários, se você conhecia o que é um quilate e quanto ele vale 😉

Um beijo ?

Você também vai gostar destas postagens:

9 Comentários | Deixe o seu também