Pesquisar
Como ser revendedora

O que é Gestão de vendas e como funciona?

O que é Gestão de vendas e como funciona?

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Se você já vem nos acompanhando, esse é mais um post da nossa série como ser uma revendedora de sucesso. Se essa é a sua primeira vez aqui em nosso blog, seja muito bem vinda, espero realmente te ajudar a melhorar a sua compreensão de como controlar uma área fundamental do seu negócio que é a gestão de vendas.

Toda semana produzimos conteúdos realmente relevantes para você desenvolver sua revenda com excelência e, com isso consiga obter resultados cada vez melhores. Clique aqui e confira toda a série.

Em primeiro lugar, quero te confessar que essa é sem dúvidas uma das três atividades que eu tive que mais me esforçar para desenvolver, eu tinha muita dificuldade de fazer o controle preciso das minhas vendas e com isso, tenho certeza que perdi muito dinheiro. A gente fica focada em fazer as vendas, garantir o estoque, atender as clientes e acaba esquecendo da coisa mais importante do nosso negócio e que justifica todo trabalho que fazemos que é “contar o dinheiro” ou melhor, receber pelas vendas que fazemos.

Por isso decidi escrever esse post, para te ajudar a não cometer os mesmos erros que cometi quando comecei e que você pode estar cometendo no seu negócio.

O que é o controle ou gestão de vendas?

A gestão de vendas é entendida com um conjunto de práticas e atividades que monitoram todas as etapas do processo de vendas, desde a prospecção de novos clientes até o pós-venda. Todo esse processo quando monitorado e acompanhado de perto é entendido como controle de vendas.

Confira também: 5 dicas para um pós-venda eficiente na sua revenda

Esse conceito é bem abrangente e engloba centenas de ações e pontos de controles. Mas nesse post, vamos restringir o conceito de controle de vendas para focarmos no controle dos recebimentos das vendas efetivamente concretizadas.

Dessa forma, para a revendedora de semijoias controlar as vendas engloba três atividades: saber para quem vendeu, quanto vendeu e quando vai receber o dinheiro das vendas.

O que é Gestão de vendas e como funciona? 1

1 – Saber para quem vendeu

Essa é a primeira etapa da gestão de vendas que você deve organizar e estruturar na sua revenda.

Saber qual produto você vendeu e para qual cliente você vendeu é uma etapa básica que você deve adotar, que é fundamental para entender o perfil da sua cliente e também para saber quem deve cobrar caso ainda tenha parcelas para receber.

2 – Saber quanto vendeu

Saber exatamente o valor das suas vendas é também um controle primordial para o seu negócio, pode parecer óbvio mas durante um bom tempo eu não tinha certeza total do quanto eu tinha vendido, sobretudo quando eu deixava algumas peças com amigas ou clientes para mostrar minhas peças para outras meninas.

Se você não controla o quanto você vende, você não consegue saber realmente o quanto você está lucrando com sua revenda, qual é realmente a renda que você está obtendo com o seu negócio.

3 – Quando vai receber o dinheiro das suas vendas

Essa etapa também é muito importante e é diretamente ligada ao conceito de fluxo de caixa. A não ser que 100% das suas vendas sejam feitas em pagamento a vista e no dinheiro, você precisa ter um controle preciso de quando você vai receber o pagamento das suas vendas.

Se você vende no cartão de crédito, o prazo para recebimento pode demorar até 30 dias e se parcelar você também vai receber o dinheiro de acordo com as parcelas.

Caso faça vendas fiado (o que eu verdadeiramente desaconselho), você tem que ter um controle de vendas ainda mais eficiente, para combinar as datas de recebimento e para que você faça as cobranças devidas.

O que é Gestão de vendas e como funciona? 2

Tão fundamental quanto vender é receber os pagamentos das suas vendas. Por isso você deve se atentar e criar maneiras de controle das vendas.

Confira, no próximo post da nossa série “Revendedoras de Sucesso”, algumas maneiras de gestão de vendas que você pode usar. Clique aqui e confira!

Espero que tenha gostado desse post. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco através da nossa central de atendimento.

Um beijo

Você também vai gostar destas postagens:

0 Comentários | Deixe o seu também