Se você está em busca de uma renda extra, revender produtos como representante de alguma marca é uma ótima opção.
Existem diversos produtos para serem revendidos, mas basicamente três modelos de revendas: revenda consignada, revenda por catálogo e revenda por investimento.
Nesse post vamos falar sobre a revenda por catálogo. Quais as vantagens e desvantagens e te mostrar algumas maneiras de conseguir melhores resultados nesta categoria.
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O que é a revenda por catálogo e como funciona?
O catálogo de produtos é uma espécie de revista ou folheto que contém todos ou os principais produtos de uma marca.
Quando uma revendedora se credencia, ela recebe o catálogo da empresa e leva esse catálogo para suas clientes que vão ter contato com as fotos, descrição e aplicação dos produtos e se elas se interessarem por algum produto, farão a encomenda dele para a revendedora, que por sua vez fará a encomenda para a fornecedora.
Grandes marcas trabalham com esse modelo e possuem muito sucesso, como a Avon, a Natura, a Tapperwere, o Boticário, entre outras.
Vantagens para a revendedora
A principal vantagem é que em praticamente todos os modelos de revenda por catálogo, a revendedora não precisa fazer investimento nenhum, ou seja ela pega o catálogo sem custo e apresenta para os potenciais clientes, caso elas tenham interesse em algum produto é feita a encomenda. Dessa maneira você, como revendedora poderá ter uma renda sem precisar investir nada além do tempo de mostrar o catálogo.
Outra importante vantagem desse sistema é que normalmente as empresas que oferecem o sistema por catálogo são bem grandes e por isso, o esforço de venda é reduzido já que elas já estão presentes na cabeça dos consumidores.
Desvantagens da revenda por catálogo
— Margem reduzida
Assim como na revenda por consignação, uma grande desvantagem desse sistema é que a margem de lucro para a revendedora normalmente é pequena. Normalmente a comissão paga é entre 15 e 30% do valor vendido. Essa comissão é baixa porque não tem risco nenhum para a vendedora o que faz com que as marcas fiquem com a maior parte do ganho.
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— Fator impulso de compra
Outra desvantagem é que você não tem o produto para a cliente visualizar e por a mão, de modo que você acaba perdendo a compra por impulso. Quando o cliente põe a mão no produto ele automaticamente já se imagina usufruindo dele, o que facilita muito a venda. No catálogo esse fator já fica comprometido.
— Muita concorrência
Como as marcas trabalham por encomenda, quanto mais revendedoras tiverem mostrando os seus produtos melhor, isso faz com que existam muitas revendedoras de catálogo oferecendo os mesmos produtos, de modo que você não consegue ter um diferencial específico para as outras revendedoras além do atendimento.
— Comprometimento
Esse é um favor importante a se considerar ao tomar sua decisão de revender por catálogo. À partir do momento que você investe o seu dinheiro em um negócio, você automaticamente se compromete a ter o retorno daquele investimento. Seu cérebro vai trabalhar para ajudar nessa jornada.
Mas o contrário também acontece: quando você não investe, automaticamente o seu cérebro não visualiza a urgência em recuperar o seu dinheiro e por isso, não trabalha para te ajudar a vender mais.
— Demora para receber
Outro problema que também ocorre na revenda por catálogo é a demora em receber o dinheiro das suas vendas, você pode ficar até 3 meses sem receber no início devido ao período necessário para a encomenda, entrega do produto efetivamente e recebimento pela venda. Então a revenda por catálogo não é uma maneira de você fazer dinheiro rapidamente.
Você que chegou nesse post e leu ele até aqui deve estar pensando: “entendi tudo, mas afinal de contas eu devo ou não ser uma revendedora por catálogo? Compensa revender produtos assim?”
A resposta que e tenho para você é: depende!
Se você não tem nenhum dinheiro no momento para investir em seu negócio e pelo contrário está precisando fazer um dinheiro, vale sim, super a pena você ser uma revendedora por catálogo já que você poderá conseguir bons resultados em venda se a sua dedicação for alta.
Mas eu te aconselho a ir economizando parte desse dinheiro para no futuro migrar seu negócio para ser uma revendedora de produtos com o próprio estoque.
Inclusive, essa é uma das dicas que quero te dar sobre como ter mais sucesso com a sua revenda por catálogo.
Dicas de como ter melhores resultados com sua revenda por catálogo
- A primeira dica é aproveite as promoções de produtos que você percebe que vendem mais e faça um estoque, assim quando suas clientes forem comprar além de já ter em pronta entrega, você vai aumentar sua margem já que ela pagará o valor que está no catálogo daquele mês.
- Venda pelo Whatsapp
Essa dica é muito valiosa, tire fotos do catálogo e envie para suas clientes via Whatsapp. Dessa maneira o seu alcance é muito maior e a chance de você fazer mais vendas aumenta muito. Sabe aquela sua cliente que fica sete dias com a sua revista e não compra nada? Com as fotos no Whatsapp isso deixa de ser um problema.
- Faça vendas também via redes sociais!
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Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre o que é e como funciona vender por catálogo.
Caso você esteja interessada em revender semijoias, não deixe de conferir o nosso sistema de revendedoras parceiras. Aqui na Kitbox você é a dona do próprio negócio e a maior parte do lucro fica para você!
Se ficou alguma dúvida ou deseja entrar em contato com nossa equipe, deixe seu comentário abaixo ou através da nossa central de atendimento.
Um beijo
Amei muito esse post, sempre tive curiosidade para saber como funcionava a revenda por catálogo!
https://www.kailagarcia.com
É bom ficar informada que existem vários tipos de revendas antes de querer entrar nesse mundo!
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